quarta-feira, 4 de junho de 2008

Reestréia "Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" de Gláuber Rocha

39 anos depois de seu lançamento, "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" está nas telonas do cinema para exibir a classe das obras glauberianas -o incêndio do laboratório Cinema Associés (Paris) destruiu negativos da filmografia do mestre do Cinema Novo. A curadoria da restauração é do brasileiro naturalizado na Inglês João Sócrates Oliveira, um dos maiores especialistas internacionais. O trabalho contou com a supervisão de fotografia de Affonso Beato, diretor de foto do filme.

Considerado continuação de "Deus e o Diabo na terra do Sol", o filme conta a história de Antônio das Mortes, que após matar Corisco, vai a Jardim das Piranhas em busca de um cangaçeiro que se diz a reencarnação de Lampião. Na simplicidade do roteiro, Gláuber traz este drama às telas de forma alegórica, misturando cordel e ópera, priorizando a música, as cores e os ritos folclóricos do povo nordestino.



Certa vez, Glauber Rocha disse que "tais papéis sociais não são eternos e imóveis e que tais componentes de agrupamentos sociais solidamente conservadores, ou reacionários, ou cúmplices do poder, podem mudar e contribuir para mudar. Basta que entendam onde está o verdadeiro dragão".


Premiações- Melhor Fotografia (Afonso H. Beato), Prêmio "Governador do Estado de São Paulo", SP, 1969- Melhor Diretor, Prêmio "Coruja de Ouro", Instituto Nacional de Cinema, RJ, 1969- Primeiro Prêmio, Festival de Louvaing, Bélgica, 1969- Prêmio "Fipresci" e de Direção, XXI Festival de Cannes, França, 1969- Melhor Direção, Confederação Internacional de Cinema de Arte e Ensaio, XXI Festival de Cannes, França, 1969- Prêmio do Público (Menção Especial), Semana Internacional de Cinema de Autor, Banalmadena, Espanha, 1969.

Roteiro, produção e direção de Gláuber Rocha (38-81), com assistência de Antônio Calmon e Ronaldo Duarte, elenco Maurício do Valle (Antônio das Mortes), Othon Bastos, Hugo Carvana, Emmanoel Cavalcanti, Odete Lara e Lorival Pariz. A locação do filme é em Milagres (BA).

Nenhum comentário: